Visitas Guiadas Fundação PT

09/04/2012 (Todo o dia) - 31/12/2012 (Todo o dia)
vários
Nº de participantes: 
20
URL: 
http://fundacao.telecom.pt
Breve descrição da atividade: 

Centros operacionais e outros locais de interesse da Portugal Telecom – visitas guiadas
A marcação destas visitas deve ser feita através  de contacto com a Fundação PT através do email: fundacao@telecom.pt   ou  Tel. 218642064.
 
O QUE VISITAR?
A atividade da Portugal Telecom abarca todos os segmentos do setor das telecomunicações: negócio fixo, móvel, multimédia, dados e soluções empresariais. Os serviços de telecomunicações e multimédia são disponibilizados em Portugal, no Brasil e em mercados internacionais em crescimento.

No Centro de Supervisão e Gestão de Redes e Serviços da PT, sediado em Lisboa, trabalham diferentes equipas constituídas por especialistas das diversas redes e serviços da PT. O Centro funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.
 
O Centro Operacional de Satélites de Sintra, em Alfouvar, conta com um elevado número de antenas a partir das quais se faz difusão de televisão, de telefonia e transporte de dados. Outra importante área de atuação deste centro prende-se com o controlo de satélites.
 
O Centro de Cabos Submarinos de Sesimbra é hoje ponto de amarração de um dos maiores Cabos submarinos WDM de fibra ótica do Mundo, o Cabo Submarino SMW3, com amarrações em 44 países desde a Austrália à Alemanha, com passagem pelo Japão, Médio Oriente e países do mediterrâneo.
 
No Centro Emissor de Monsanto, em Lisboa, são recebidos os sinais de TV provenientes dos estúdios da RTP, SIC e TVI a fim de serem enviados para os vários emissores de TDT existentes no País. O Centro dispõe ainda de uma Central Técnica que permite a supervisão e controlo dos referidos emissores.
 
Para além de emitir o sinal de Televisão Digital Terrestre, o Emissor do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, é também um ponto de receção de sinais das delegações regionais dos operadores de televisão existentes na zona norte do país. Esta instalação constitui ainda um ponto importante em termos de ligações hertzianas.
 
Com sede em Lisboa, a PT Contact, focada na qualidade do serviço ao cliente, gere diversos Contact Centers distribuídos pelo país. Em cada um desses centros é possível conhecer o dia-a-dia dos Assistentes de Relacionamento com o Cliente, acompanhar algumas das chamadas recebidas e ter uma perceção real dos meios tecnológicos utilizados e das qualificações necessárias para o desempenho de funções de relacionamento com o cliente.
 
Uma visita aos Data Centers, de Lisboa ou do Porto, desvenda uma realidade oculta para muitos estudantes, que aí podem ver como está montado um Data Center ao nível da segurança de acesso, das infraestruturas e dos equipamentos.
 
Ao abrir as suas portas aos estudantes, o SAPO, também com sede em Lisboa, possibilita-lhes visitar o seu Data Center  e assistir a uma breve apresentação dos serviços do portal líder de audiências em Portugal, com presença em Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor-Leste e diversos canais temáticos: notícias, desporto, cinema, música, mulher, kids, entre outros.
 
A PT Inovação, sediada em Aveiro, constitui um valor estratégico para as telecomunicações portuguesas e é a fiel depositária do reconhecimento público pelo contributo para as ações que marcaram e marcam a história das telecomunicações em Portugal. É um agente da Sociedade da Informação em Portugal, criando redes, serviços e aplicações personalizáveis e com acesso fácil, rápido e fiável.
 
Na PT Sistemas de Informação, com sede no Taguspark, em Porto Salvo, os estudantes terão oportunidade de contactar com o quotidiano de grandes profissionais das áreas de Testes de Software, Sistemas e de Exploração (operação de sistemas, suporte técnico de aplicações e serviços).
 
E para uma viagem ao tempo em que as comunicações não eram automáticas, no Núcleo Museológico de Vilar é possível visitar o espaço onde funcionava a central telefónica de comutação manual de Vilar e respetivo equipamento, designadamente uma central de bateria local ou de sistema magnético, de 1882, e outra de sistema de bateria central, de 1920, únicas no seu género ainda a funcionar na Europa.
 
O Museu das Comunicações, parte integrante da Fundação Portuguesa das Comunicações, é um museu de ciência e tecnologia onde miúdos e graúdos descobrem como é divertido comunicar. Aí é possível conhecer o interior de uma ambulância postal, comunicar em código morse ou experimentar como se pode viver na Casa do Futuro.
Os visitantes podem ainda viver novas experiências, através do teste e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação num ambiente de recursos tecnológicos partilhados baseados na inovação, como a Holografia e o Video-Mapping.

Público-alvo: 
Alunos
Professores